domingo, 11 de fevereiro de 2007

O ESCÂNDALO DO COMPORTAMENTO EVANGÉLICO




Quem nós somos e quem Deus nos chama a ser? Vejamos o que o Escândalo do Comportamento Evangélico pode causar!


Os evangélicos afirmam crer nos valores bíblicos e no poder de Deus de transformar vidas. Contudo, pesquisas demonstram que muitos não vivem de modo diferente do resto do mundo. De dinheiro a sexo, de racismo a realização pessoal, um escandaloso número de cristãos não vivem o que pregam. O Escândalo do Comportamento Evangélico revela a profundidade do problema e contrasta-o com o ensino bíblico.
“De vez em quando, alguém precisa ‘pisar no calo’ da igreja. Refletir muito e depois fazer chegar ao conhecimento de seu pastor, de seu grupo de estudo bíblico, de seu professor de escola dominical. Incentivando-os a encarar esses sérios desafios e a despertar a igreja para as demandas do discipulado.”


“Nos últimos trinta anos, desde que alguém colocou o dedo na ferida da consciência dos evangélicos com a publicação de Cristãos Ricos em Tempo de Fome, o evangelicalismo perdeu o status de ser uma contracultura. O Escândalo do Comportamento Evangélico nos convoca, mais uma vez, a levarmos a sério o evangelho de Cristo. Para o nosso bem e da sociedade — Será um refrigério pra nossa própria alma.”


“Quando o comportamento de membros de um grupo religioso é um pouco melhor — ou às vezes pior — que o de seus vizinhos, líderes e membros desse grupo devem ficar atentos. Devem fazer algumas perguntas profundas, não apenas sobre seu comportamento, mas também sobre os sistemas que o produzem e sustentam. O Escândalo do Comportamento Evangélico me estimula a fazer esse tipo de pergunta.”


“Se você já se perguntou por que os evangélicos de hoje não exercem a influência social que seus números deveriam sugerir, ofereço uma resposta em O Escândalo do Comportamento Evangélico.”.



Acredito mais importante ser cristão do que evangélico. O primeiro refere-se ao que busca ser como Cristo, já o segundo mostra aquele que crê na Bíblia. Entre crer e viver há diferença. Arautos como o músico João Alexandre há muito vêm alertando "Vaidade buscando Deus em si mesmo querendo fugir da Cruz... tudo é vaidade" ou Paulo César do Lógus "Quem ontem era servo agora se acha senhor e diz a Deus como Ele tem de ser" "Gente que cresceu, mas é criança, Crente que a esperança já perdeu... vive pecando e diz: A vida é assim! A vida não é assim, ser crente é ter compromisso". A conversão é diária.



O modelo evangélico nacional adoeceu. Até quando estaremos adormecidos, divagando pelos caminhos inóspitos dos desejos humanos e superficiais. Quando despertaremos desse sono insone descabível que rouba as consciências de sua própria realidade e conduz a massa descompromissada pelo mundo das fantasias e sonhos utópicos.


É preciso que aconteçam denúncias internas para que o evangelho não se desfigure em um “outro evangelho”. Há muito joio dentro das igrejas e ele não se parece em nada com o trigo. Dá vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo. É preciso protestar, antes que só dê vontade de chorar.


“Os que defendem a ortodoxia da fé deveria se arrepender de seus dogmatismos e defender a vida antes das doutrinas; os que se enxergam como baluartes do pentecostalismo deveriam fazer crítica interna porque geraram comunidades que asfixiam a criatividade, a liberdade e a felicidade; os que se dizem na vanguarda do “mover apostólico” deveriam ter coragem de se olhar no espelho e reconhecer que propalam maravilhas que só beneficiam a eles próprios.”.

Essa é cara do evangelho que vem sendo propalado e vivido por toda a parte deste País! Cristãos ao sabor do relativismo consumista, e tolerante ao pecado, e, a todas as sugestões mascaradas por pessoas que se dizem evangélicas, mas, compromissadas com suas próprias barganhas e interesses escusos, sub-gerenciadas por muita gente que em nome de Cristo usufruem para si mesmos os lucros do capitalismo desumano e materialista, onde muitas igrejas abarcaram a politização marqueteira em prol de um consumismo desenfreado e um nominalismo elitizado, onde o poder e a fama conduzem muitos ao abismo eterno. É um Escândalo o Comportamento dos Evangélicos nesse País!



Por isso denuncio essa vergonha praticada por muitos que se dizem Evangélicos nessa nossa Nação! Aos poucos a América vai deixando de ser aquela Nação que há muito tempo anunciou “A Voz do Evangelho de Cristo”, E agora vai sendo emudecida pelos pecados que antes combatiam e agora deixaram de ser pecados pra serem dificuldades sociais de convivência! E ao Brasil o que si dizer, será que não aprendemos com os erros de quem outrora fora nosso Paradigma e agora sucumbi vergonhosamente diante de todos! Despertam, Irmãos!!! Acorda!! Muitos dos brasileiros que si dizem Cristãos precisam de um novo despertamento espiritual, antes que chegue aquele grande dia! O Dia do Senhor! De alegria pra muitos e desespero e decepções pra outros!

(Dilson Brizack)

Nenhum comentário: